BCAA em pó ou cápsula: saiba qual escolher

Gostou? Compartilhe!

A busca por um corpo saudável e bem definido é uma das maiores prioridades das pessoas que frequentam as academias. No entanto, muitas vezes, treinar pesado todos os dias e manter uma alimentação equilibrada podem não ser o suficiente para ganhar massa muscular de forma tão rápida quanto se deseja.

Neste caso, os suplementos alimentares podem ser uma excelente opção para potencializar a dieta e suprir as necessidades nutricionais dos músculos, que precisam de uma alta quantidade de proteínas para a sua construção e desenvolvimento, o que pode não ser conseguido apenas através da alimentação.

Dentre os mais conhecidos neste sentido está o BCAA, que é rico em aminoácidos essenciais (que formam as proteínas) e ajuda a complementar os níveis protéicos no organismo que foram obtidos por meio dos alimentos. Por isso, o produto tem ganhado popularidade entre esportistas e praticantes de musculação, que garantem maiores resultados no desempenho dos treinos e no ganho de massa muscular.

No entanto, o produto pode ser encontrado em várias versões no mercado de nutrição esportiva, inclusive em pó e em cápsulas, o que pode deixar muita gente em dúvida na hora de escolher qual é o melhor para conseguir bons resultados na academia.

Para te ajudar, no artigo de hoje nós vamos falar sobre a forma de apresentação e absorção do BCAA em cápsulas e do BCAA em pó e como cada uma atua no organismo. Vamos lá?

Versões do BCAA e resultados

bcaa-em-capsula-ou-po

Antes de você saber qual é a melhor versão do BCAA para tomar, em pó ou em cápsulas, vale ressaltar que não até o momento nenhuma comprovação científica de que uma é melhor do que a outra quando o assunto é resultados no ganho de massa muscular.

O que difere cada uma delas é apenas o modo de apresentação, grau de pureza e a velocidade da absorção pelo organismo. Quanto ao desempenho esportivo e recuperação muscular, que são os maiores benefícios do consumo diário do suplemento, não se pode dizer que uma é melhor do que a outra.

Portanto, o que deve-se levar em conta na hora de comprar o BCAA em cápsulas ou em pó é a sua praticidade na rotina e tempo de absorção de acordo com o seu treino. Independente da forma que escolher, os resultados no ganho de massa muscular serão os mesmos, de acordo com os estudos científicos.

A seguir, você vai conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas versões para te ajudar na escolha na hora de comprar.

BCAA em cápsulas

bcaa-em-capsulas

Vantagens:

Em geral, as cápsulas de BCAA costumam vir com uma concentração de 500 a 1000 mg da substância, sendo esta uma das suas maiores vantagens, uma vez que o controle das quantidades ingeridas dos três aminoácidos de cadeia ramificada presentes na fórmula fica bem mais fácil.

Ainda, no caso de quem tem uma rotina muito puxada e não sobra tempo para preparar a versão em pó, as cápsulas podem ser a melhor opção, já que são bem práticas e podem ser consumidas rapidamente, bastando apenas um copo de água.

Desvantagens

Por outro lado, as cápsulas de BCAA não contêm apenas os aminoácidos puros em sua composição, já que outros elementos são adicionados à fórmula para manter a sua forma. Outro ponto negativo desta versão é que as cápsulas também costumam demorar um pouco mais serem digeridas pelo trato digestivo e absorvidas pelo organismo, ao contrário da versão em pó.

Além disso, no caso de atletas ou praticantes de musculação que precisam ingerir uma grande quantidade de BCAA por dia, o ato de ingerir várias cápsulas ao mesmo tempo pode levar a problemas de saúde e desconfortos no organismo, como irritação estomacal, já que o tamanho das cápsulas não é exatamente pequeno.

BCAA em pó

bcaa-em-po

Vantagens

A principal vantagem do BCAA em pó para as cápsulas é o seu grau de pureza. Como o pó não precisa de excipientes no seu processo de fabricação, ao contrário das cápsulas, a concentração de aminoácidos na fórmula é bem maior por grama de produto, o que significa maior aproveitamento da substância pelo organismo.

Ainda, a versão em pó é mais popular entre atletas e praticantes de atividades físicas por conta do seu custo-benefício. Além de ser mais concentrado e puro, o BCAA em pó ainda é mais barato em relação ao preço das cápsulas no mercado de suplementação esportiva.

Sobre a velocidade de absorção pelo corpo, o BCAA em pó tem assimilação mais rápida no trato digestivo do que as cápsulas.

Desvantagens

A única desvantagem do BCAA em pó está no seu preparo para consumo. Neste caso, ele deve ser adicionado à água ou ao leite para ser ingerido no pré-treino e pós-treino, o que demandar um maior tempo disponível por parte do usuário do produto. Por isso, esta versão não pode ser uma boa opção para quem é muito atarefado no dia a dia.

Então, qual é o melhor?

Como dissemos anteriormente, quanto aos resultados no ganho de massa muscular, não há diferença entre o BCAA em pó e o BCAA em cápsulas. Sendo assim, a dica para escolher o melhor para tomar é aquele que mais se encaixar na sua rotina e que pode te ajudar nos seus objetivos.

Por exemplo, se a sua rotina é muito cheia, você pode comprar as cápsulas do suplemento para te dar maior praticidade no consumo. No entanto, se o que você quer é melhorar a performance nos treinos, certamente a opção ideal é o BCAA em pó, já que ele possui maior concentração de aminoácidos e absorção mais rápida pelo organismo.


Gostou? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *